HISTÓRIA DO
RUGBY

O Rugby

 

        A prática de Rugby é de origem inglesa e, segundo a versão tradicional,  o esporte foi criado por William Webb Ellis, um estudante londrino, em 1823 na Rugby School. É um esporte coletivo de intenso contato físico. Por ter sido, inicialmente, concebido como uma variação do futebol, foi chamado anteriormente de "rugby football". O jogo começou sendo praticado nas principais public schools, onde era usado para recreação. Em 1871 foi fundada a Rugby Football Union em Londres, onde todos aqueles que praticavam o jogo com as mãos se uniram para padronizar as regras do esporte, que depois veio a expandir-se para o mundo. Com a evolução do esporte, foi realizado em 1987, na Nova Zelândia e Austrália, o primeiro Campeonato Mundial de Rugby, com 16 seleções. O Rugby tem se tornado um estilo de vida para muitas pessoas em todos os lugares onde é praticado. Atualmente é o protagonista do terceiro maior evento esportivo mundial, que fica atrás apenas das Olímpiadas e Copa do Mundo de Futebol. A sua principal competição é a Copa do Mundo de Rugby, que ocorre a cada quatro anos, e que tem dado ao rugby uma identidade maior ainda, assim como o aumento do número de praticantes.

 

rugby gaucho

FGR

Guaíba rugby clube

rugby

GRC

Guaíba 

rugby brasileiro

Guaíba rugby clube

Guaíba rugby clube

Guaíba rugby clube

Guaíba infantil

rugby

rugby

FGR

FGR

rugby masculino

 

rugby feminino

rugby XV

Guaíba rugby clube

rugby union

Guaíba rugby clube

Brasil e Rio Grande do Sul

 

        No Brasil o Rugby é primeiramente identificado no ano de 1895, vindo diretamente da Inglaterra através de Charles Miller, que teria organizado o primeiro time de rugby brasileiro.  O primeiro clube a praticar o esporte, o Clube Brasileiro de Futebol Rugby, teria sido fundado em 1891. A prática de rugby só foi iniciada no país a partir de  meados da década de 20, na cidade de São Paulo, precisamente em 1925 no São Paulo Athletic Club. No Rio Grande do Sul, o rugby chegou somente muitas décadas depois, no ano de 2001,  em Porto Alegre, através do Charrua, primeiro clube destinado a este esporte. O esporte foi trazido por Nilson Taminato, jogador do tradicional Rio Branco Rugby Clube, de São Paulo, que trouxe os princípios e valores deste esporte para o Estado. Posteriormente a prática do rugby difundiu-se para outras cidades sul-riograndenses, tendo o Charrua como referência. Eram necessários outros clubes para que jogos acontecessem com mais frequência e o custo de jogar rugby baixasse. Assim o rugby gaúcho começou a se desenvolver e acabou por chegar  em Guaíba em 2006.  

RUGBY NO BRASIL
 
 
HISTÓRIA DO GRC

           Através da iniciativa de um guaibense, Leandro "Polaco" Wienskoski, jogador do Charrua RC na época, o esporte teve seu início na cidade de Guaíba, com a fundação do Guaíba Rugby Clube - GRC. Já nos primeiros anos de fundação, o GRC participou de forma destacada em competições esportivas, tornando-se um dos principais clubes de rugby do Estado, inclusive formando atletas de destaque nacional. Leandro Polaco verificou que a cidade tinha potencial tanto de estrutura quanto de material humano e no ano de 2005 dedicou-se a fomentar, reunir adeptos, divulgar e questionar a viabilidade da implantação desse esporte até então desconhecido na cidade. Resolveu então, estudar a possibilidade de ter mais um Clube na região metropolitana, o que seria muito bom para o desenvolvimento do rugby no estado. Com o apoio do próprio Charrua Rugby Clube e do Grupo de Desenvolvimento RS, iniciaram-se os primeiros treinos no dia 08 de março de 2006. O primeiro jogo do GRC foram no dia 1º de abril de 2006, em Canoas, contra o anfitrião Lanceiros Negros. Desde o começo foi considerado um Clube em que aprendeu-se muito rápido o esporte e mostrou um potencial imenso de crescimento. Amigos e conhecidos, reunidos nos treinos trabalharam e ajudaram a fundar o Guaíba Rugby Clube - GRC, no dia 30 de abril de 2006. Foi fundamental o apoio da Diretoria Municipal de Esportes, acolhendo a ideia e cedendo espaço no Complexo Esportivo Ruy Coelho Gonçalves "Coelhão". Na época, o Clube guaibense, caçula no Estado, demonstrou seu potencial organizacional, pois com poucos meses de existência realizou uma Assembleia Geral de Fundação, votou o Estatuto Social do Clube, definiu a estrutura administrativa e participou do Campeonato Gaúcho com bons resultados em 2006. 

        O GRC é um Clube filiado a Federação Gaúcha de Rugby e a Confederação Basileira de Rugby. O Guaíba Rugby Clube é considerado uma grande escola de rugby, com identidade no rugby gaúcho. Uma equipe aguerrida, forte e com traços marcantes. Uma família, que respeita e ensina os valores do rugby.

 

Escolha do nome

     Muitos nomes foram aventados, todos com motivos farroupilhas, mas os considerados "melhores" já haviam sido escolhidos, então se decidiu pelo nome da cidade que acolheu o novo Clube e forneceu a estrutura necessária para o seu desenvolvimento. 

 

Brasão

         Alguns modelos foram desenhados pelos atletas e por votação foi escolhido o modelo criado por Sandro Souza, então jogador. O seu escudo representa uma linha de ataque com cachorros, sobre as cores da bandeira do RS, que representa o orgulho de ser um Clube Gaúcho. Os cachorros foram escolhidos em função da história, verídica ou não, de que nativos de Guaíba chamavam a costa do lago Guaíba de "Baía dos Cachorros". Desta forma adotou-se os cachorros - que acabaram por se tornar o apelido genérico para se referir aos representantes do Clube - como mascote, também pelas suas características de lealdade e defesa feroz do seu território, valores bastante relativos ao rugby. 

 

Lema

          O lema do Clube é Coragem, Força e União. Ele destaca os valores fundamentais do Clube e faz parte do grito de guerra, feito a cada treino, início e final de jogos: "Coragem, Força, União! Guaíba, Guaíba, Guaíba!", cuja criação foi de atletas do GRC, incluídos Rodrigo Manzoni e Adair Weber, durante viagem do time para disputar uma das etapas do Campeonato Gaúcho de Rugby.

 

Uniforme

         O primeiro uniforme foi desenhado pelo atleta do Charrua RC, Uary Gondim, o Baiano, logo após o primeiro jogo do GRC e continha as cores da bandeira da cidade de Guaíba. Uary foi presenteado com a primeira camiseta número 12 pela sua dedicação em ajudar o Clube guaibense. 

        > Todos estes elementos - a escolha do nome, do brasão, das cores e o grito de guerra - são fortes na cultura do time e ajudaram a formar a identidade do Clube e seus traços marcantes, que são conhecidos pelos praticantes do esporte no Estado. 

O JOGO

             O Rugby ou Rugby Union, é um jogo  que envolve duas equipes, sendo as variantes principais as de 15 e 07 jogadores para cada time. O objetivo do jogo é pontuar o máximo possível. O campo tem as dimensões  próximas de um campo de futebol  e usa-se uma bola oval. A jogada que dá maior pontuação é o Try, que é quando o jogador consegue apoiar a bola contra o solo na "área  de validação" do time adversário. No rugby só é possível passar a bola para o lado ou para trás, sendo que para avançar é necessário estar com a posse da bola  ou realizar passes para a frente com um chute. Só é permitido "tacklear" (derrubar) o atleta que está com a posse da bola para que se possa fazer a tentativa de tomada de posse da bola, se não ocorre a falta. Socos e rasteiras estão proibidos, mesmo contra o jogador que está com a bola. 

 

 

 

 

 

            Segundo a World Rugby - entidade máxima do rugby, as modalidades mais conhecidas são divididas em:
  • Rugby Sevens: modalidade olímpica, com apenas sete jogadores em cada time, em dois tempos de sete minutos cada. Em países em que o rugby tem pouca popularidade geralmente usa-se esta modalidade para promover o esporte.
  • Rugby Ten-a-side: variante menos popular, é jogado com 10 jogadores em cada time, em dois tempos de 10 minutos cada.
  • Rugby XV: variante mais conhecida, é disputado com 15 jogadores em cada time, em dois tempos de 40 minutos cada. 
   O tempo de cada modalidade pode ter acréscimos por eventuais interrupções. 
Para maiores informações, acesse:
www.portaldorugby.com.br
MODALIDADES
 
 
 
 
 

TREINOS

Local - Complexo Esportivo "Coelhão"

 

Infantil: sábados das 16h30 às 18h

Juvenil: sábados das 16h30 às 18h

Feminino: sábado das 18h às 19h30

Masculino: terças e quintas das 20h às 22h,

sábados das 19h30 às 21h30

 
 
 
GALERIA
12733975_1030135893710665_5749156292319778128_n
15ca7d39-8ced-4a48-b189-2cbc47aaf5e2
IMG-20150518-WA0026 (1)
12342835_989267184464910_7315345635614563628_n
Guaíba4
Gauchão-2006-Time-de-Guaiba
1593
GUAÍBA - QUALIFICAÇÃO PARA O GUAÍBA RUGBY CLUBE2
11265210_896324753758447_8851280693356620610_n
WP_20150527_19_37_28_Pro-777x437
Contato

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

Veja mais:

Blog GRC

Documentos (para atletas)